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Primeiro semestre de 2024 registra recorde de mortes de pedestres em cinco anos em São Paulo

O primeiro semestre de 2024 foi o mais letal para os pedestres nos últimos cinco anos, de acordo com as estatísticas do Infosiga, portal de dados viários do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

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Foto: CNN Brasil

O primeiro semestre de 2024 foi o mais letal para os pedestres nos últimos cinco anos, de acordo com as estatísticas do Infosiga, portal de dados viários do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

Foram registrados 700 óbitos por atropelamento, um aumento significativo em relação aos 585 registrados no mesmo período do ano passado. Comparando com 2022 e 2019, quando ocorreram 678 mortes no primeiro semestre, o crescimento é ainda mais alarmante.

De 2023 para 2024, houve um aumento de 19,7% no número de mortes por atropelamento, evidenciando a necessidade urgente de medidas de segurança viária.

Nesta quinta (8), é celebrado o Dia do Pedestre, em resposta a essa crise, O Detran-SP promoverá uma série de atividades na capital paulista e nas 17 regiões divididas entre litoral e interior. O objetivo é conscientizar tanto motoristas quanto pedestres sobre a importância de respeitar a faixa de pedestres.

Na capital, a campanha “Dia D do Pedestre” contará com três ações em estações do metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e cinco intervenções nas ruas. Ações em pontos movimentados, como as avenidas Paulista, Rebouças e Faria Lima, terão o apoio da Polícia Militar e da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

"Salvar vidas é compromisso do Detran-SP, que se empenha em promover uma maior segurança viária em todo o estado", afirma o diretor-presidente do órgão, Eduardo Aggio.

Pedestre tem prioridade

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece a prioridade de passagem para pedestres, conforme o artigo 70. O desrespeito a essa norma pode resultar em infrações graves ou gravíssimas, conforme os artigos 214 e 170. A infração grave, que ocorre quando o motorista avança enquanto o pedestre atravessa fora da faixa, resulta em multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira nacional de habilitação (CNH).

Já a infração gravíssima, quando o motorista desrespeita pedestres prioritários (crianças, idosos, portadores de deficiência física e gestantes) sobre a faixa ou em travessia, acarreta multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH. Além disso, ameaçar um pedestre é uma infração gravíssima que pode levar à suspensão da CNH.

Perfil das vítimas

Segundo os dados do Infosiga, 79% das mortes por atropelamento no estado de São Paulo em 2024 foram de homens. A letalidade aumenta com a idade: foram 12 vítimas fatais na faixa de 15 a 19 anos, subindo para 40 na faixa de 25 a 29 anos. A partir dos 35 anos, o número de óbitos cresce ainda mais, com 59 mortes.

No grupo de 45 a 49 anos, foram registradas 79 mortes. Embora a quantidade de vítimas fatais diminua um pouco nas faixas etárias seguintes, os números permanecem altos, com 65 mortes entre pessoas de 80 anos ou mais.

Fonte: CNN Brasil

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