O Sebrae-SP e o Codivar (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul) contemplaram mais 107 micro e pequenas empresas do Vale do Ribeira com o Selo de Qualidade para o Turismo. A entrega da certificação foi realizada na sexta-feira, 30/8, durante a abertura da 2ª Feira Encantos do Ribeira, promovida pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura de Registro.
O Selo de Qualidade para o Turismo foi criado para incentivar o desenvolvimento econômico por meio do turismo regional. Para receber a certificação, as empresas passam por cinco meses de qualificação em temas como inovação, finanças e marketing digital, além de acompanhamento e consultorias oferecidas pelo Sebrae-SP.
Para atestar a qualidade do atendimento, as empresas participantes também são avaliadas em vertentes como coleta seletiva de lixo, presença digital, acessibilidade e engajamento para a participação no turismo. Outro requisito é possuir elementos que valorizam a cultura regional, como pratos típicos e produtos locais na gastronomia, no artesanato e na decoração.
Para a gerente regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, Michelle Santos, além de incentivar o empreendedor a oferecer um atendimento cada vez mais profissionalizado, o Selo de Qualidade para o Turismo também motiva o consumidor a valorizar as empresas da região. "São restaurantes, bares, hotéis e pousadas, agências de viagens, artesãos e outras atividades ligadas ao turismo que agregam valor a seus negócios ao receberem a certificação de qualidade", ressalta Michelle.
Segundo ela, além de fortalecer a gestão das empresas, o projeto valoriza as potencialidades do Vale do Ribeira e estimula o reconhecimento das oportunidades que a região pode oferecer por meio das riquezas naturais, históricas e culturais. "O “co-branding” também merece destaque quando associam os produtos uns aos outros para fortalecer o posicionamento das marcas mutuamente".
Desde 2019, quando o Codivar e o Sebrae-SP iniciaram o projeto, 260 empresas receberam o Selo de Qualidade para o Turismo.
Fonte: SEBRAE