O Sebrae-SP, em parceria com o Senac e a Prefeitura de Itapeva, encerrou na última semana o curso de gastronomia “Prepare e Venda Tortas e Quiches”, que foi oferecido gratuitamente aos participantes, homens e mulheres de Itapeva que já empreendem ou que sonham em abrir o próprio negócio.
A capacitação teve o objetivo de preparar as pessoas para produzir e vender receitas tradicionais de tortas e quiches, aplicando princípios da higiene na manipulação de alimentos, padronização de pesos e medidas, técnica de organização mise en place, precificação e gerenciamento.
Com duração de sete dias, o curso disponibilizou aos participantes de Itapeva quatro horas de capacitação para controle financeiro, quatro horas de técnicas de vendas e 20 horas de curso técnico para a preparação das receitas, as quais aconteceram na cozinha industrial da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itapeva.
"Além de aprenderem técnicas culinárias, eles também aprenderam a vender, agregar valor aos seus produtos e, quando comercializarem os alimentos, também saberão administrar o seu dinheiro. Entende-se que, através da qualificação profissional, a cidade vai ter à disposição novos profissionais que vão gerar renda e até mesmo novos empregos, consequentemente melhorando a qualidade de vida e contribuindo para o desenvolvimento regional", pontuou a analista de negócios do Sebrae-SP, Letícia Marques.
Sob a orientação da professora Rita de Cássia Branda, a capacitação ocorreu em um ambiente descontraído e harmonioso. Para os alunos, a capacitação ofereceu técnicas que irão os ajudar a montar o seu próprio negócio e a incrementarem o cardápio de produtos oferecidos aos seus clientes.
O vendedor Leandro Lamonatto, amante da gastronomia, participou do curso com o objetivo de complementar a renda da casa. “É meu primeiro curso pelo Sebrae-SP. Tenho um delivery de massas no período noturno, quando não estou trabalhando. Para mim, o curso foi excelente, tanto na parte teórica, como na financeira e na prática. Com certeza isso irá agregar muito ao meu negócio e já vou incrementar o meu cardápio com as novas receitas”, contou.
Já Bruna Scura, que trabalha como diarista, pretende começar a colocar em prática o que aprendeu para obter também uma renda extra. Ela já participou do curso de 'Massas Artesanais e Molhos' e agora buscou o certificado da capacitação do curso de quiches e tortas.
“Vou incluí-los na minha produção. O curso foi muito proveitoso e completo. Ele é rápido, porém de qualidade, trazendo uma experiência única. Ele inicia com aulas de gestão, o que nos traz muito conhecimento e nos ensina como introduzir nossos produtos no mercado. O Sebrae não ensina só a fazer, mas também a gerenciar e fazer o marketing, a como alcançar e alavancar as vendas e o principal, nos incentiva a não desistir se algo sair errado. Atualmente trabalho como diarista, fazendo faxina e aos finais de semana com vendas dos pratos que produzo em casa. Tenho planos de construir minha cozinha industrial e hoje o Sebrae tem me auxiliado neste sonho. Há dois anos venho fazendo pães, bolos, tortas, cuscuz e outras iguarias. Tem dado certo, mas não tinha ideia de como potencializar isso e fazer expandir. Graças ao Sebrae hoje tenho esse respaldo", finalizou.
Fonte: SEBRAE