Rio de Janeiro (RJ) alcançou a maior temperatura do ano nesta quarta-feira (2), com 39,9â¯Â°C registrados às 13h00 na estação meteorológica da Vila Militar, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgados pela Climatempo.
O valor superou o recorde anterior de 39,5°C registrado este ano. Em setembro, a cidade já havia marcado 38,8â¯Â°C, a maior temperatura do inverno, também na Vila Militar, Zona Oeste.
A previsão da Climatempo indica que outras capitais das regiões Sudeste e Centro-Oeste podem registrar recordes de calor até quinta-feira (3), antes da chegada de uma frente fria.
- São Paulo: a capital paulista tem previsão de chegar a 37â¯Â°C nesta quarta (2), superando o recorde atual de 36,7â¯Â°C registrado no dia 26 de setembro;
- Belo Horizonte: na capital mineira, a temperatura máxima prevista para a quinta-feira (3) é de 35â¯Â°C. O recorde atual é de 34,6â¯Â°C, registrado em 27 de setembro;
- Brasília: na capital federal, os termômetros podem chegar a 36â¯Â°C na quinta (3), superando o recorde de 35â¯Â°C registrado em 28 de setembro.
O estado do Rio de janeiro também registra um aumento de 85% nos casos de incêndios florestais em 2024, com 6.178 ocorrências a mais em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o Corpo de Bombeiros.
Os municípios mais afetados são Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Maricá, Nova Iguaçu, Niterói, Araruama, Nova Friburgo, Campo dos Goytacazes e Volta Redonda.
Fonte: CNN Brasil