Os eleitores americanos decidiram recontratar Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.
Mas ele só tomará posse no dia 20 de janeiro de 2025, e muitas coisas acontecerão até lá. Ao longo de novembro, dezembro e janeiro, haverá uma transição entre a administração do presidente Joe Biden e a nova administração Trump.
Colégio Eleitoral precisa votar
Os americanos votaram antes e no dia da eleição, 5 de novembro, mas essa foi apenas uma etapa do processo. Os estados têm até 11 de dezembro para confirmar os resultados eleitorais com o que é conhecido como Certificados de Verificação.
Então, em 17 de dezembro, as chapas eleitorais dos 50 estados e de Washington, DC, reúnem-se em suas capitais para lançar oficialmente os 538 votos do Colégio Eleitoral.
Governo deve ser financiado
Um projeto de lei temporário de financiamento do governo aprovado antes das eleições só dura até 20 de dezembro. Os congressistas precisarão se reunir durante em uma sessão para garantir que o governo possa continuar funcionando.
Novo Congresso começará
Os republicanos terão a maioria na Câmara e no Senado. Todos os novos congressistas farão o juramento de posse e iniciarão a 119ª legislatura em 3 de janeiro.
Gabinete será examinado
Dada a lentidão com que o Senado funciona, é pouco provável que a maioria das escolhas do Gabinete de Trump sejam confirmadas antes da sua tomada de posse, mas pelo menos algumas provavelmente serão. Audiências de confirmação devem começar no início de janeiro.
Votos eleitorais serão contados
Em 6 de janeiro de 2025, a nova Câmara e o Senado se reunirão, e a vice-presidente Kamala Harris presidirá a contagem dos votos do Colégio Eleitoral que tornam Trump presidente. Nenhum vice-presidente desde Al Gore em 2001 teve de presidir sua própria derrota.
Trump será empossado
Ao meio-dia de 20 de janeiro de 2025, Trump prestará juramento na frente do Capitólio dos EUA. Em 20 de janeiro de 2029, um novo presidente irá sucedê-lo.
Fonte: CNN Brasil