
A Prefeitura de Osvaldo Cruz (SP) comunica que, através do Decreto Nº 5.141, de 05 de fevereiro de 2025, foi declarada situação de emergência em decorrência das chuvas intensas, descargas elétricas e alagamentos ocorridos na terça-feira, 4 de fevereiro.
A prefeita Vera Lucia Alves, a Vera Morena, considerou os seguintes fatores para a edição do DECRETO Nº 5.141:
- Chuvas intensas e descargas elétricas: as chuvas acompanhadas de descargas elétricas atingiram a cidade, causando alagamentos e transtornos significativos;
- Volume pluviométrico: o volume de chuva registrado foi de 49,2 mm em aproximadamente 30 minutos, totalizando um acumulado de 64,9 mm entre terça e quarta (4 e 5/2);
- Impacto na população: as chuvas causaram grande apreensão e prejuízos à população, principalmente nas áreas de maior vulnerabilidade social;
O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e demais órgãos públicos estão mobilizados, prestando serviços necessários e emergenciais para minimizar os prejuízos.
A Prefeitura, através de uma força-tarefa, está tomando medidas para amenizar o impacto sobre a população e dimensionar os prejuízos.
Serão necessárias aquisições de bens, produtos e serviços de forma emergencial e todos os órgãos municipais estão autorizados a atuar sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas.
Em casos de risco iminente, autoridades administrativas e agentes de defesa civil estão autorizados a adentrar residências para prestar socorro ou determinar a evacuação.
As áreas afetadas incluem Vila Esperança, Vila Santa Helena, Rua Rondon, região do Centro Cultural e Rua Bartolomeu Bueno.
Na Vila Esperança, o alagamento foi causado pelo acúmulo de materiais descartados irregularmente nas ruas, que foram arrastados pela enxurrada e entupiram os bueiros, dificultando o escoamento da água.
Já na Vila Santa Helena, quatro residências foram alagadas, e em duas delas, os moradores recusaram-se a evacuar.
Na Rua Rondon, duas residências foram atingidas pela enchente, mas a evacuação não foi necessária.
O trecho entre a Avenida Roosevelt e a Rua Hans Klotz permaneceu interditado para o trânsito devido a buracos abertos no asfalto.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender ocorrências na Rua Bartolomeu Bueno e na região do Centro Cultural, onde houve incidentes envolvendo veículos.
Fonte: Assessoria de Imprensa