Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Educação

MEC premia Osvaldo Cruz por boas práticas em alfabetização

Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização reconhece ações que asseguram o direito à alfabetização.

Imagem de destaque da notícia

O Município de Osvaldo Cruz foi representado pela Prefeita Vera Morena e pelo Vice-Prefeito Amilton Albertinazzi ontem em Brasília e condecorado com o Selo pelo Compromisso com a Alfabetização (Selo Alfabetização) entre 2.592 municípios, certificados com Selo Ouro.

A cidade foi destaque entre 26 estados da Federação, onde outros município conquistaram apenas as categorias prata e bronze.
A cerimônia de entrega ocorreu na segunda-feira, 10 de fevereiro, em Brasília (DF).

Instituído pelo Decreto Presidencial nº 12.191/2024, o selo foi lançado em setembro do ano passado e integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa do Ministério da Educação (MEC).

O selo busca reconhecer os esforços e as iniciativas exitosas de gestão das secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças.

A cerimônia reuniu autoridades como governadores, prefeitos, secretários de educação, professores, pedagogos e articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).
"Quero aqui parabenizar todos os profissionais da Educação de Osvaldo Cruz, desde a equipe gestora da Secretaria, os educadores, coordenadores, diretores e colaboradores de toda rede municipal. Osvaldo Cruz é OURO na Educação", disse a Prefeita Vera Morena.

Premiados

Ao todo, 27 estados e 4.629 municípios (83%) se inscreveram para concorrer ao selo. Deles, 13 estados, o Distrito Federal e 2.592 municípios alcançaram o Selo Ouro, enquanto nove estados e 1.062 municípios alcançaram o Selo Prata. O Selo Bronze será concedido para três estados e 533 municípios. O resultado final foi divulgado em dezembro de 2024.

Selo Alfabetização

O selo será entregue anualmente e essa é a primeira fase do reconhecimento de boas práticas de estados e municípios. Neste ano, após os resultados do ano letivo de 2024 serem sistematizados e divulgados, o MEC realizará uma segunda premiação, focada no reconhecimento de quem cumpriu as metas definidas para o CNCA, expressas no percentual de crianças alfabetizadas.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis