Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Eleições Municipais de 2024

Justiça Eleitoral de Lucélia cassa diploma de vereador de Wesley Barbosa de Salmourão por suposta compra de votos

Imagem de destaque da notícia

O juiz eleitoral André Gustavo Livonesi, da Zon Eleitoral de Lucélia, determinou em primeira instância a cassação do diploma do vereador Wesley do Atílio Natal (Wesley Barbosa), eleito em Salmourão nas Eleições Municipais de 2024, por suposta compra de votos.

A decisão atendeu a uma ação do Ministério Público Eleitoral (MPE), que teria comprovado a prática de oferta de benefícios para obter votos. O crime é previsto na Lei Eleitoral (Lei nº 9.504/1997).

Além de perder o mandato e ter os votos anulados, Wesley Barbosa foi multado em 20 mil UFIRs (equivalente a cerca de R$ 120,6 mil) e declarado inelegível por 8 anos.

Em sua sentença, o juiz destacou que a pena serve como "medida imperiosa" para coibir fraudes eleitorais.

Da decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral em São Paulo.

O vereador foi contatado e o Portal Ocnet ofereceu espaço para sua eventual manifestação.

Suspeita de crimes processuais

O magistrado também abriu investigação para apurar supostos crimes durante o processo, como coação a testemunhas e falso testemunho, tanto por parte do vereador quanto de Valéria Camargo, nome citado na decisão. O MPE terá acesso aos autos para decidir se denuncia os envolvidos.

Caso confirmada a decisão, Câmara de Salmourão deve ser mudada

A decisão ainda pode ser recorrida, mas, se confirmada, Wesley Barbosa terá o registro cancelado na Câmara Municipal, e novas contagens de votos podem ser feitas para realocar a vaga.


Fonte: Ocnet

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis