
O encontro "Inovações tecnológicas da cultura da batata-doce" será realizado no dia 29 de abril, a partir das 9h, no salão de Eventos Cessibra, em Braúna. A ação vai contar com palestras que irão explicar sobre a produção da planta, assim como novas variedades. Estão abertas 40 vagas gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo link.
O encontro é realizado pelo Sebrae-SP com o apoio do Sindicato Rural de Penápolis e Prefeitura Municipal de Braúna, em parceria com as instituições do agro de Araçatuba como a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) por meio do Instituto Biológico (IB), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Araçatuba, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), Ceagesp, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Unesp Veterinária, Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), Caixa Econômica Federal e Defesa Agropecuária.
A intenção é chamar atenção para as seguintes temáticas: divulgação de novas tecnologias, sustentabilidade, melhoria da qualidade do produto, oportunidades de mercado, inserção em mercados exigentes entre outros assuntos.
Segundo Cecilio Soares, professor da Unesp e um dos idealizadores, o evento é extremamente relevante para o setor agrícola, especialmente para produtores, pesquisadores e empresas envolvidas na cadeia produtiva da batata-doce. "Esse tipo de iniciativa promove a disseminação de conhecimentos, técnicas avançadas e soluções inovadoras que podem aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do produto e reduzir custos, fortalecendo toda a cadeia produtiva", explica.
"Temos a expectativa de reunir muitos produtores rurais porque o plantio de batata-doce é bastante importante e conhecido na nossa região", complementa o professor.
Durante o encontro, que é voltado para produtores rurais, serão oferecidas três palestras com o propósito de compartilhar novas ideias para o desenvolvimento da cadeia produtiva da batata-doce.
A programação começa com a palestra sobre o manejo da cultura da batata-doce com o professor doutor Leandro Tropaldi, da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (Fcat/Unesp/Dracena).
Em seguida, o professor Pablo Forlan Vargas, do Centro de Raízes e Amidos Tropicais (Cerat/Unesp/ Botucatu), fala sobre novas cultivares e aptidões de batata-doce.
A palestra tem o objetivo de apresentar as diferentes aptidões agrícolas da batata-doce, onde será mostrado como o agricultor pode utilizar de forma correta 100% da planta. "A ideia é trazer novas informações para os produtores, para que eles possam utilizá-las para cada finalidade que tenham no seu sistema de produção", conta Forlan.
O engenheiro químico Jean Marcel Ragugnetti Furlaneto encerra o evento com a palestra sobre produtos biotecnológicos na cultura da batata-doce.
:: Programação ::
9h: Manejo da cultura da batata-doce com o professor doutor Leandro Tropaldi, da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (Fcat/Unesp/Dracena)
10h: Novas cultivares e aptidões de batata-doce com o professor Pablo Forlan Vargas, do Centro de Raízes e Amidos Tropicais (Cerat/Unesp/ Botucatu)
11h: Produtos biotecnológicos na cultura da batata-doce com o engenheiro químico Jean Marcel Ragugnetti Furlaneto
Fonte: SEBRAE