Com o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 se encerrando no dia 30 de maio (sexta-feira), os organizadores do projeto Leão Solidário fazem um novo apelo à população de Osvaldo Cruz e região: ainda é possível destinar parte do imposto devido para entidades assistenciais locais, sem custo adicional ao contribuinte.
A iniciativa, que está em seu segundo ano consecutivo, é uma parceria entre o Lions Clube de Osvaldo Cruz e a Secretaria Municipal de Assistência Social. O objetivo é incentivar os contribuintes a realizarem doações ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo Municipal do Idoso.
"Temos praticamente dez dias até o fim do prazo. Ainda dá tempo para quem não entregou a declaração fazer a destinação. É uma grande oportunidade de contribuir com projetos sociais importantes aqui mesmo na nossa cidade", destacou Renato Torres, contador e um dos apoiadores da campanha.
Segundo ele, cerca de 30% dos contribuintes ainda não entregaram suas declarações em Osvaldo Cruz, o que representa um potencial expressivo de doações.
"Mesmo quem ainda vai declarar pode fazer a doação. Isso não aumenta o imposto a pagar e nem reduz a restituição de forma indevida ? o valor é apenas redirecionado para as entidades locais, em vez de ir totalmente para a Receita", explicou.
Quem não declarar até o dia 30 estará sujeito a multa
O contador também alertou sobre as consequências para quem não entregar a declaração dentro do prazo:
"Quem é obrigado a declarar e não o faz até o dia 30, pagará multa mínima de R$ 165,74, que pode ser ainda maior dependendo do imposto devido. Além disso, o CPF pode ficar em situação de pendência."
Renato lembra que, mesmo quem não tem escritório de contabilidade ou não utiliza serviços profissionais, pode fazer a declaração por conta própria, especialmente utilizando a declaração pré-preenchida, disponibilizada pela Receita Federal.
"Mas, caso tenha dúvidas, a orientação é procurar um contador. O profissional pode ajudar não apenas a evitar erros, mas também a garantir que a doação seja feita corretamente para os fundos locais."
Engajamento da classe contábil
Desde o início do período de declarações, em março, o projeto Leão Solidário mobilizou os contadores da cidade em reuniões e ações de orientação à comunidade.
"Nós convidamos todos os profissionais contábeis para se unirem a essa causa. É uma maneira simples de ajudar, que faz muita diferença para as instituições da nossa cidade."
© Copyright 2025 Jornal da Max
O Portal de Notícias Mais Completo da Cidade
© Copyright 2025 Jornal da Max
O Portal de Notícias Mais Completo da Cidade